07 dezembro 2015

"À Beira Mar" é arrastado, apesar da boa interpretação do casal Angelina e Brad Pitt


Cansativo em boa parte, o filme trata de crise conjugal e voyeurismo (Fotos Universal Pictures/Divulgação)

Maristela Bretas


Solidão, vícios e uma crise conjugal que se arrasta há anos. A ideia da trama é interessante, com Angelina Jolie Pitt acertando a mão e se destacando neste que é seu terceiro filme como diretora, além de roteirista e produtora junto com o marido Brad Pitt. Mas "À Beira Mar" ("By The Sea") é arrastado, levando mais de duas horas para contar o drama do casal. Cansativo em vários momentos, o destaque fica para as cenas de voyeurismo e as brigas no quarto de hotel.

Mesmo com Angelina Jolie e Brad Pitt fazendo uma boa dupla em cena (como aconteceu em "Sr. e Sra. Smith", de 2005) a história acaba se tornando cansativa. O casal, que praticamente não conversa, vai para uma cidade na costa francesa em busca de inspiração para um novo livro dele e uma possível reconciliação.

Entre um copo e outro, o escritor Roland Bertrand (Pitt), passa seu tempo no bar da vila, conversando com o calejado proprietário Michel (interpretado por Niels Arestrup) e o morador Patrice (Richard Bohringer).

Já a mulher, a ex-bailarina Vanessa (Jolie), quando não está no quarto, passando seu tempo tomando sol na varanda ou antidepressivos, se aventura pelas encostas e faz compras nas quitandas da cidade, em busca de algo nem ela mesmo sabe o que.

A sintonia do casal Pitt é tanta que há momentos que parece que a trama é uma reprodução de uma crise real no matrimônio deles. Isso ajudou muito para que o filme não se tornasse muito chato. E depois de muita embromação, finalmente a interessante: a chegada de um casal em lua de mel, Léa (Mélanie Laurent) e François (Melvil Poupaud), que se hospeda no quarto ao lado. Um buraco na parede se torna a diversão e o novo vício de Vanessa e Roland que pode despertar antigos desejos e frustrações e mudar a vida de todos.

Um ponto se destaca em "à Beira Mar" - a ótima fotografia, que explorou a beleza da região, assim como as imagens internas, com muito jogo de espelho e closes no Sr. e Sra. Pitt. A trilha sonora é suave, sem exageros e na hora certa. Tinha tudo para ser ótimo, não fosse a duração excessiva. Mas vale a pena conferir.

"À Beira Mar" está em cartaz nas salas 2 do Diamond Mall (sessões às 15h50 e 21h40), 4 do Shopping Paragem (18h50 e 21h10) e Ponteio Lar Shopping, nas salas 2 (14h20, 16h45 e 21h10) e Premier (18h25), todas em versão legendada.





Ficha técnica:
Direção, roteiro e produção: Angelina Jolie Pitt
Produção: Plan B Entertainment / Universal Pictures
Distribuição: Universal Pictures
Duração: 2h12
Gênero: Drama
País: EUA
Classificação: 14 anos
Nota: 3 (0 a 5)

Tags: #ABeiraMar, #AngelinaJoliePitt, #Brad Pitt, #drama, #romance, #UniversalPictures, #CinemanoEscurinho, #TudoBH

Nenhum comentário:

Postar um comentário