14 dezembro 2015

"Pegando Fogo" ambienta o mundo competitivo e estressante da alta gastronomia

Bradley Cooper se garante como um obstinado chef que quer recupera o nome e o prestígio (Fotos: Paris Filmes/Divulgação)

Maristela Bretas


Bradley Cooper pula de um sniper americano para um falido e competitivo chef da alta gastronomia, que no lugar de balas atira pratos pela cozinha a cada ataque histérico no longa-metragem "Pegando Fogo" ("Burnt"). O filme é uma boa distração, muito parecido com os "reality shows" do gênero que passam nos canais a cabo, com gritos, ofensas e choros dos participantes (no caso, os funcionários). 

A diferença da produção para os programas é o fato de a história mesclar um pouco de romance entre os muitos momentos de competição, traições e estresse culinário. Mas ter um Bradley Cooper como o chef, com aquele belo par de olhos azuis, a comida pode até ficar ruim que muita cliente não vai nem notar a diferença.

Os cenários não são o forte, se restringindo a alguns pontos de Paris e de Londres, ao contrário de "A 100 Passos de um Sonho" (2014), do diretor Lasse Hallström. Com Helen Mirren no papel principal, o filme abusa das belas imagens do interior da França e dos chamativos pratos da culinária daquele país.   

O ator interpreta o chef Adam Jones, que conquistou duas estrelas Michelin em restaurantes de Paris, mas está fora do mercado por causa dos inúmeros problemas com drogas, bebida e brigas constantes que levaram seus ex-parceiros à falência, além de criar muitos inimigos e credores.

Recuperado, ele tenta voltar à ativa, mas desta vez em Londres onde procura o antigo amigo e mâitre, Tony (Daniel Brühl, de "Bastardos Inglórios"), para tentar convencê-lo a retomar a antiga parceria. No caminho para conquistar sua terceira estrela Michelin, Jones vai encontrando velhos amigos e inimigos e talentos promissores.

Além de Cooper e Brühl estão também no elenco Sienna Miller (como Helene, a mocinha que deseja ser chef), Omar Sy (chef Michel), Emma Thompson (a psiquiatra Dra. Rosshilde), Uma Thurman (numa participação especial como crítica de gastronomia), Mathew Rhys (como o renomado chef Reece e desafeto de Jones) e Alicia Vikander (uma antiga namorada).
     
Curiosidades 

"Pegando Fogo" teve a consultoria dos chefs Marcus Wareing (que elaborou os pratos do filme, alguns bem interessantes), Gordon Ramsay (que veio ao Brasil para divulgação do filme) e Marco Pierre White, em quem Cooper se inspirou para o papel principal. 

Chefs e cozinheiros participaram das cenas nas cozinhas e os atores desempenharam de verdade seus papéis nas estações, em meio às panelas, facas e molhos ferventes.

O filme está em exibição em dez salas de cinemas de shoppings de BH, Betim e Contagem, em versões dubladas e legendadas.

Ficha técnica:
Direção: John Wells
Distribuição: Paris Filmes
Duração: 1h42
Gêneros: Drama / Comédia
País: EUA
Classificação: 14 anos
Nota: 3 (0 a 5)

Tags: #Pegandofogo, #BradleyCooper, #DanielBrühl, #SiennaMiller, #EmmaThompson, #OmarSy, #UmaThurman, #drama, #comédia, #gastronomia, #culinária, #chef, #Michelin, #ParisFilmes, #CinemanoEscurinho, #TudoBH

Nenhum comentário:

Postar um comentário