16 agosto 2023

"Fale Comigo" mostra as aterrorizantes consequências de ir ao encontro do sobrenatural

Terror australiano chega aos cinemas como uma das melhores apostas do gênero para este ano
(Fotos: Diamond Films)


Carolina Cassese
Colunista do Zint


Como lidar com uma perda? Essa é uma pergunta importante para o desenrolar de "Fale Comigo" ("Talk To Me"), filme de estreia dos irmãos youtubers australianos, Danny e Michael Philippou, que entra em cartaz nos cinemas nesta quinta-feira (17). E com a marca de 95% de aprovação no site agregador de críticas Rotten Tomatoes, após exibições internacionais.

A história é centrada em Mia (Sophie Wilde), adolescente que sofre com a morte da mãe. Por não saber conviver com o luto do pai Max (Marcus Johnson), a garota acaba se aproximando da família de Jade (Alexandra Jensen), sua melhor amiga.


No aniversário da morte de sua mãe, Mia convoca Jade e o irmão dela Riley (Joe Bird) para a atração do momento: uma festa onde adolescentes são possuídos por espíritos e se comportam das maneiras mais inusitadas. Jade insiste que é tudo uma farsa, mas Mia quer descobrir por si mesma. Depois de muita insistência, os três se dirigem para a festa.

O ritual funciona dessa maneira: ao agarrarem a mão decepada de um médium, embalsamada e envolta em cerâmica, eles entram em contato com os mortos assim que dizem a frase “fale comigo”.  A personagem Hayley (Zoe Terakes), uma das guardiãs da mão, explica que o contato não pode durar mais do que 90 segundos, ou então os espíritos “podem querer permanecer”. 


Os jovens se divertem e ficam viciados na brincadeira, repetindo-a por dias e dias. Até que, em determinado momento, algo dá errado. Muito errado. Ao realizar a experiência da mão, um deles (não diremos qual para evitar spoilers) fica gravemente ferido e precisa ser hospitalizado às pressas. Ele não é o único a sentir os efeitos do contato com o sobrenatural.

A partir desse momento, acompanhamos a luta dos personagens para se livrarem da influência dos espíritos. O filme ganha um ritmo eletrizante e, como esperado, se torna ainda mais assustador.


Em relação à atmosfera de terror, vale destacar que os diretores utilizam recursos variados. Sim, há jump scares, mas o medo também é construído por meio da trilha sonora de Cornel Wilczek e do design de som de Emma Bortignon. Além disso, a trama explora os anseios mais profundos dos personagens.

A protagonista, por exemplo, se encontra muito debilitada por causa da morte da mãe. Tal estado emocional a deixa ainda mais vulnerável no contato com os espíritos, já que ela busca respostas no mundo sobrenatural. Nesse sentido, o filme mostra como é mais fácil cair em armadilhas quando estamos fragilizados.


Outro tema abordado na história é a cultura das redes sociais. Os vídeos divulgados em aplicativos são uma parte importante da experiência realizada pelos adolescentes. Qual é o limite para conseguir uma filmagem surpreendente, viralizar na internet e impressionar os colegas? Os jovens da trama definitivamente não medem as consequências e vão longe demais. 

Ao longo do filme, os diretores não chegam a dar muita atenção para essa problemática, e, diante de tantos acontecimentos arrebatadores, o espectador também acaba se voltando para outros pontos: ele quer saber o que acontece a seguir. 


Além do ritmo dinâmico e tenso, um dos principais destaques do longa diz respeito às atuações, em especial a de Sophie Wilde, responsável por cenas intensas. A atriz se mostra versátil e transita muito bem entre diferentes estados emocionais. A veterana Miranda Otto, que interpreta Sue, a mãe de Jade, também entrega cenas excelentes.

Nesse sentido, "Fale Comigo" é um filme repleto de revelações: jovens atores talentosos, uma protagonista impecável e uma dupla de diretores que surpreende positivamente com o trabalho de estreia. 

O longa anda agradando os fãs de carteirinha do gênero terror, ao passo que também pode ser uma boa pedida para os que simplesmente gostam de explorar as profundezas da mente humana. Afinal de contas, a obra é também sobre luto, culpa e, claro, sobre nossos medos mais entranhados.


Ficha técnica:
Direção:
Danny e Michael Philippou
Roteiro: Danny Philippou
Produção: A24, The South Australian Film Corp, Causeway Films, Metrol Technology
Distribuição: Diamond Films
Exibição: nos cinemas
Duração: 1h35
Classificação: 14 anos
País: Austrália
Gêneros: terror, suspense

Um comentário: